sexta-feira, 28 de março de 2008

Temporada comemorativa - 25 anos de BAILEI NA CURVA

Cômica Cultural oferece:

Temporada comemorativa - 25 anos de BAILEI NA CURVA - Abril de 2008

Em 2008, o espetáculo teatral BAILEI NA CURVA, de Júlio Conte, completa 25 anos em cartaz.
Para esta comemoração, a Cômica Cultural planejou uma série de eventos especiais:

Temporada comemorativa:
Dias 3, 4, 5 e 6 de abril de 2008 - Quinta a Sábado - 21h e Domingo - 18h - Theatro São Pedro - Porto Alegre/RS
Ingressos na bilheteria do teatro - Aberta a partir das 15h

Eventos Paralelos:
Encontros com o Professor (dia 17de março)
Jantar Temático Studio Clio (dias 28 e 29 de março)
Programa Baslonê - Ipanema FM (dia 29 de março 23h)
Sarau Elétrico (1 de abril)
Coquetel Comemorativo no Moinhos Shopping (2 de abril)
Balonê Bailei na Curva (dia 5 de março)
Bailei na Curva - 25 Anos
Roteiro de Júlio Conte, baseado em improvisações de Cláudia Accurso, Flávio Bicca Rocha, Hermes Mancilha,
Júlio Conte, Lúcia Serpa, Márcia do Canto e Regina Goulart
Elenco
Cíntia Ferrer, Érico Ramos, Evandro Elias, Ian Ramil, Juliana Brondani, Leonardo Barison, Melissa Dornelles e Patrícia Soso.
Música-tema
Flávio Bicca Rocha
Produção de figurinos
Patsy Cecato
Direção
Julio Conte
Produção
Cômica Cultural
BAILEI NA CURVA mostra a trajetória de sete crianças, vizinhas na mesma rua em abril de 1964. Como pano de fundo, impõe-se uma forte realidade: um golpe militar num país democrático da América Latina. A peça desenha, ao mesmo tempo, um quadro divertido e implacável da realidade. Divertido sob o ponto de vista da pureza e ingenuidade das personagens que, durante sua trajetória, enfrentam as transformações do final da infância, adolescência e juventude. E implacável graças às conseqüências de um Golpe Militar que vão refletir na vida adulta destas personagens. Durante o desenvolvimento da história, vai-se desenhando um painel dos usos, costumes e pensamento da sociedade brasileira na segunda metade do século XX. As brincadeiras de colégio, as aulas de educação sexual, as matinês no cinema, as reuniões dançantes nas garagens, os namoros no carro, uma juventude que opta pela guerrilha e clandestinidade em contraste a outra juventude que abraça as drogas e cai na estrada e, finalmente, adultos que optaram pelas conquistas individuais na negação do passado em contraste com aqueles que lutaram para resgatar as memórias dos anos de chumbo. Toda uma geração que, à sua maneira e dentro das possibilidades, sonhou com um país diferente. Uma geração que encontra sua maturidade nos movimentos de Anistia e Abertura política. E que encerra todas as suas esperanças no mandato de Tancredo Neves para Presidente da República.
BAILEI NA CURVA, sem perder a ternura, inicia sua história em 1° de abril de 1964 e a encerra no dia oficial da morte de Tancredo Neves, quando um bebê, representando o futuro, é embalado em cena ao som da música Horizontes.

CONTATOS:
Cômica Cultural(51) 3268.7016comica@terra.com.brAv. Osvaldo Aranha, 1.070 sala 503 - Bairro Bom Fim - CEP 90035-191 Porto Alegre - RSPatsy Cecato - (51) 8112.7390Juliana Brondani - (51) 8112.7385Débora Cecato - (51) 81127380

SEGUNDAS DRAMÁTICAS 31/03 - Leitura de O PUPILO QUER SER TUTOR

SEGUNDAS DRAMÁTICAS
DIA 31 DE MARÇO
18 horas
Sala Alziro Azevedo
Av. Salgado Filho, 340

Leitura Dramática do texto O PUPILO QUER SER TUTOR, de Peter Handke, com
CARINA DIAS, DOUGLAS CARVALHO, LEANDRO RIBEIRO, LÍVIA DAVALOS, MARTINA FRÖLICH e ZÉ BENETTI. Direção de ÉLCIO ROSSINI

SEGUNDAS DRAMÁTICAS: Encontros, leituras, debates, eventos. Em 2008,toda a semana, às 18 horas. Sala Alziro Azevedo, Av. Salgado Filho, 340 - ENTRADA FRANCA

Departamento de Arte Dramática
Centro Acadêmico Dionísio
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Instituto de Artes/UFRGS - 100 Anos

Convite - Recital Ave, Pássaro/Ave, Passarinho



RECITAL AVE, PÁSSARO/AVE, PASSARINHO

O CENTRO CULTURAL CEEE ÉRICO VERÍSSIMO CONVIDA PARA O RECITAL QUE ENCERRA A PROGRAMAÇÃO VERÃO AMBIENTE- A ARTE RECICLA A VIDA.
29/03- 19:00 HORAS - AUDITÓRIO BARBOSA LESSA
AVE, PASSARINHO
DIREÇÃO MUSICAL: DULCIMARTA LINO
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DAS ALUNAS DO ESPAÇO DE CRIAÇÃO MUSICAL
AVE, PÁSSARO - CICLO DE CANÇÕES
POESIA: CLEONICE BOURSCHEID
MÚSICA: FERNANDO MATTOS
VOZ: DEISI COCCARO
COMPOSITORES BRASILEIROS
VOZ: CLARICE BOURSCHEID
PIANO: GABRIEL NEVES COELHO

APÓS O RECITAL, A AUTORA CLEONICE BOURSCHEID E A ILUSTRADORA ISOLDE BOSAK ESTARÃO AUTOGRAFANDO O LIVRO AVE, PÁSSARO.

Parabéns aos novos associados!

A AGEs tem a honra de saudar o ingresso, no quadro de sócios, dos seguintes escritores:

- Antonio Brás Constante, de Canoas/RS;
- Denair Inês Guzon, de Porto Alegre/RS;
- Jussara Godinho, Caxias do Sul/RS.

Sejam bem-vindos!

quinta-feira, 27 de março de 2008

11º Encontro da REINAÇÕES: Confraria da Leitura de textos Infanto-juvenis - Caio Riter


No próximo dia 03 de abril, das 19h às 20h30min, na Letras & Cia, ocorre o 11º encontro da REINAÇÕES: Confraria da Leitura de textos infantis e juvenis. Nesta edição, o debate será sobre o livro DIOGO & DIANA (Vol.1) primeira incursão dos escritores Tabajara Ruas e Nei Duclós, pela Literatura Infanto-Juvenil. A coordenação será do escritor, poeta e letrista Sergio Napp.


Dois adolescentes descobrindo seus poderes mágicos e o mundo à sua volta. Como cenário, a bela Florianópolis de natureza exuberante e navios encalhados no fundo do mar. A trilogia DIOGO & DIANA reúne histórias repletas de aventura e mistério. Em Meu vizinho tem um rottweiler (e jura que ele é manso...), Diogo e Diana vão precisar de ajuda para derrotar bruxas que raptam bebês.


Os encontros da REINAÇÕES são abertos a qualquer pessoa interessada e pretendem reunir pessoas dispostas a conversar, discutir e/ou ouvir análises e opiniões sobre livros destinados ao público infanto-juvenil, percebendo tais textos em seu aspecto de arte e de formação do leitor, independente de idade. Os encontros da Confraria têm se consolidado como espaço de debate democrático e plural sobre a produção dirigida a crianças e adolescentes, no Brasil e no exterior. O 11º encontro ocorrerá da Livraria Letras & Cia, av.Oswaldo Aranha, 444. Maiores informações pelo fone: 32259944

Oficina de Contos com Jane Tutikian e Pedro Gonzaga

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Criação Literária - CONTOS - com Jane Tutikian e Pedro Gonzaga. A oficina será composta por módulos com 16 encontros semanais, com ênfase na produção, técnica e compreensão do conto e leituras dirigidas.
No Módulo Inicial serão trabalhados temas como Noções de ficção, fantasia e criação, Construção de narrador, Tempo e espaço na narrativa, Elaboração e desenvolvimento de personagens, Descrição e narração (recursos estilísticos), Desenvolvimento de diálogos e Gêneros narrativos. O Módulo Avançado (para quem já cursou oficinas literárias) prevê Estudo de personagem, Intertextualidade, Paródia, Texto contemporâneo, Mudanças de narrador e Aprimoramento estilístico.

Jane Tutikian é professora do Instituto de Letras da UFRGS, com doutorado em literatura na UFRGS e pós-doutorado na PUC. Escritora com 15 livros publicados e participações em antologias nacionais e estrangeiras. Ganhadora de vários prêmios literários, entre eles o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro.

Pedro Gonzaga é tradutor com mais de dez obras vertidas para o português , incluindo autores como Conan Doyle, Patricia Highsmith e Bukowski. Editor-chefe da Editora Leitura XXI. É autor de dois livros de contos , além de uma série de participações em coletâneas digitais e impressas.

O Módulo inicial acontecerá no Café do Porto (Padre Chagas, 293) e inicia no dia 07 de abril, segunda-feira, às 18h30 (turma A) ou 20h15 (turma B). O Módulo avançado será no Instituto Estadual do Livro (IEL), na Rua André Puente, 318, com início da oficina no dia 09 de abril, quarta-feira, às 18h30. Para inscrições e informações: Editora Leitura XXI, f: 32212310, ou com Pedro Gonzaga, f: 98056864 — pedrogonzaga@terra.com.br - ou Jane Tutikian, f: 81836062 — jtutikian@via-rs.net.

Convite: E um rinoceronte dobrado - Hermes Bernardi Jr.




Título: E um rinoceronte dobrado
Autor: Hermes Bernardi Jr.
Ilustrador: Guto Lins
Formato: 25 x 25 cm
Nº de páginas: 28
Preço: R$ 28,00
ISBN: 978-85-85500-69-6
* CLIQUE NO CONVITE PARA SABER QUANDO E ONDE!
Um poema-brincadeira sobre o tanto e o tudo que alguém poderia guardar de lembrança numa pequena caixa de sapatos. A publicação é para crianças de todas as idades e oferece uma imersão num conjunto superintenso de imagens visuais e verbais. Guto ilustra de forma inusitada as piruetas poéticas de Hermes. O resultado só poderia ser uma leitura que surpreende, que faz rir e que faz pensar.

Contatos: EDITORA PROJETO – RUA HOFFMANN 239 - PORTO ALEGRE - RS - CEP 90220-170 fone/fax (51) 3346.1258/9919.8659 comercial@editoraprojeto.com.br
http://www.editoraprojeto.com.br/

Blog da AGEs no ar!

Criado para auxiliar na divulgação de eventos e idéias dos sócios da AGEs, mensagens da diretoria e manifestações diversas, eis o BLOG da AGEs!