quinta-feira, 24 de abril de 2008

Lançamento de "Dyonélio Machado e Raul Pilla: médicos na Política"


Duas Vozes - música e literatura:

Com o objetivo de divulgar e debater a produção musical e literária brasileira contemporânea, a livraria Nova Roma, em parceria com o jornal Vaia, promove, mensalmente, o encontro de dois artistas (um músico/compositor e um escritor) para conversa, leituras de textos literários e pocket show.O programa cultural Duas vozes – música e literatura - pretende criar um espaço eclético para discussão de idéias, de todos os gêneros, grupos sociais e artísticos, tendo como linguagens a música e a literatura, além de tornar possível discutir e informar, colocando o público em contato direto com os artistas convidados para uma conversa descontraída e informal. O evento tem duração de aproximadamente uma hora e meia e está dividido em três etapas: comentários sobre a obra dos convidados e breve entrevista; leituras e comentários dos artistas sobre seus trabalhos e participação do público e pocket show com o músico/compositor convidado. No primeiro encontro (ocorrido em 29/09/2007) participaram o poeta e jornalista Nei Duclós e o escritor, compositor e músico Claudio Levitan. Na segunda edição (27/10/2007) os convidados foram a cantora e compositora Monica Tomasi e o escritor e jornalista Luiz Horácio. Em dezembro (no dia 01/12) participaram do evento o músico e compositor Nelson Coelho de Castro e o escritor Luis Augusto Fischer. E a quarta edição (ocorrida em 15/12) contou com a participação do violonista e compositor Felipe Azevedo e do poeta Marco de Menezes. No próximo dia 26 de abril, sábado, às 18h30, a Livraria Nova Roma abre suas portas para a 5ª edição do projeto e receberá a cantora e compositora Karine Cunha e o escritor e letrista Sergio Napp. Embora a parceria de Sérgio Napp com Karine Cunha seja recente, a produção da dupla já soma mais de dez canções, sendo que "Carretéis", poema de Napp musicado por Karine, está gravado no CD Epahei da cantora e compositora, lançado em 2007 e indicado em quatro categorias ao Prêmio Açorianos de Música deste ano. As demais parcerias da dupla serão apresentadas ao público pela primeira vez neste encontro. A entrada é grátis. Lvraria Nova Roma rua Gen.Câmara, 394 (telefone 30134535).

Karine Cunha, formada em Música pela UFRGS, atua como intérprete, compositora, instrumentista e educadora desde 1997. Lançou seu primeiro CD independente, Fluida, em 2005, com o qual conquistou o Prêmio Açorianos de Melhor Intérprete de MPB. Foi integrante do Vocal D'Quina Pra Lua, cujo espetáculo, Maria Vai Com as Outras foi agraciado com o Prêmios Açorianos na categoria Revelação/MPB (2001) e Melhor Grupo/MPB (2002). Com o show Fluída, participou de diversos eventos no RS e outros estados brasileiros como SP, RJ, PR, SC, MT, PB, PE e CE. Em 2007 lançou o CD Epahei e por este trabalho foi indicada nas categorias Melhor Compositora MPB, Melhor Intérprete MPB, Projeto Gráfico e Melhor Instrumentista MPB (Vinícius Prates).

Sergio Napp, nascido em Giruá/RS em 03.07.39, é engenheiro civil, escritor e letrista. Premiado em festivais de música no Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, tem mais de cem trabalhos gravados por artistas locais, nacionais e internacionais, sendo autor de um dos clássicos do regionalismo gaúcho, Desgarrados, em parceria com Mário Bárbara. Foi Diretor da Casa de Cultura Mario Quintana entre 1987/1991, 1997/1998 e 2003/2007, tendo coordenado a equipe responsável pela reciclagem do Majestic Hotel em Casa de Cultura Mario Quintana. Premiado em diversos concursos literários (Porto Alegre/RS, com Lua pequena/poesia; Pelotas/RS, com Fábio/conto; Uberaba/MG, com Gilian/conto; e Toledo/PR, com José/conto), possui cincos títulos editados pela Editora Tchê! : Quintais da madrugada (poesia), Para voar na boca da noite (contos), A construção da casa (poesia), Jogo de circunstâncias (novela) e Pássaro dos dias de verão (novela). Três títulos pela WS Editor: Estranhos sentimentos (contos), A gangue dos livros (infanto-juvenil) e Passarinhar-se (infantil); um pelo IEL, memória das águas (poesia), um pela Editora Saraiva, delicadezas do espanto (poesia infanto-juvenil) e, o mais recente, pela Travessa dos Editores, caixa de guardados (poesia). Publicado na Bacchanales no. 40/Revue de La Maison de la Poesie Rhône-Alpes/2006. Com delicadezas do espanto participou da 42ª. Feira do Livro Infantil de Bolonha/Itália. Patrono da 20º. Feira do Livro de Bento Gonçalves/RS (2005). 1º. Troféu Palavra Viva, homenagem do SINTRAJUFE ao autor (2006). e-mail: sergionapp@terra.com.br site: www.sergionapp.com

sábado, 19 de abril de 2008

Na Semana do Livro 2008, AGEs promove o BRINDE DO LIVRO



Na Semana do Livro de 2008, venha brindar com a gente! Dia 23 de abril, quarta-feira, na Livraria Bamboletras, rua Lima e Silva 776, loja 3, Shopping Nova Olaria, a Associação Gaúcha de Escritores – AGEs - vai oferecer um cálice de espumante aos associados, escritores e amantes dos livros. Para participar, chegue às 19 horas e traga um livro para doação. Na ocasião faremos também o lançamento do PRÊMIO AGEs LIVRO DO ANO 2008. Participe!



Na próxima quinta-feira, dia 24 de abril, Ruy Carlos Ostermann conversa com a escritora Cíntia Moscovich. Na canja musical, Claudio Sander. É quinta que vem, às 19h30min, no StudioClio. Cíntia Moscovich é escritora, jornalista, mestre em Teoria Literária , roteirista de televisão e ministrante de oficinas literárias. Estreou na literatura em 1996, com o volume de contos O Reino das Cebolas, que recebeu indicação ao Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro. Em 2007, publicou seu sexto livro individual, o romance infanto-juvenil Mais ou Menos Normal, que faz parte da série Cidades Visíveis, da Publifolha. Se movimentando à vontade por gêneros como conto, narrativa longa e romance, conquistou prêmios importantes em diversas categorias. Entre eles, estão o Prêmio Açorianos de Literatura, o Prêmio Jabuti de Literatura e o troféu RBS Cultura. Também esteve entre os finalistas de premiações renomadas, como o Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira e o Prêmio Bravo! Prime de Cultura. Participou de diversas antologias no Brasil e no exterior, tendo publicações individuais em Portugal e Espanha. Roteirista da série Antônia, da rede Globo, é ex-diretora do Instituto Estadual do Livro. Em 2006, participou da Copa da Cultura, na Embaixada Brasileira em Berlim e, em 2007, representou o Brasil na Bienal do Livro de Santiago do Chile. Faça sua pergunta ao convidado também pelo site: http://www.encontroscomoprofessor.com.br/

Momento Filosófico-Poético "Uma Reflexão Sobre o nosso tempo", com Maria Carpi e Armindo Trevisan

O Instituto Fernando Pessoa, em Homenagem à Semana Mundial do Livro, promove o Momento Filosófico-Poético “UMA REFLEXÃO SOBRE O NOSSO TEMPO”, nas vozes de Maria Carpi e Armindo Trevisan. Além da Oficina de Filosofia e Poesia, com Coordenação: Izabel Bellini Zielinsky. Dia 22 de abril, terça-feira, às 15 horas, à Rua Mariante, 356 – Anfiteatro - ABERTO AO PÚBLICO. Fone: 33466588 / 97255467.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Confraria Reinações comemora um ano


No dia 24 de abril, das 19h às 20h30, ocorrerá o 12º Encontro da Confraria Reinações. O debate será sobre o clássico PINÓQUIO, de Carlo Collodi. O evento será na Letras&Cia (Osvaldo Aranha, 444, Bom Fim, Porto Alegre/RS), com coordenação de Cláudio Levitan. O Evento faz parte da programação da Câmara Rio-grandense do Livro para a Semana Mundial do Livro no RS.

1º PAPO DE ARTISTA debate as relações entre a Internet e os artistas contemporâneos

O Papo de Artista não poderia estrear de outra forma. Em sua primeira edição, o tema é " As oportunidades e os desafios da Internet para os artistas contemporâneos", onde serão abordadas as oportunidades criadas pela internet para o artista contemporâneo, e também seus novos desafios. Questões como direito autoral, comercialização de bens culturais, exploração de som e imagem online, bem como dicas práticas de como melhorar o acesso e a eficiência de seu site ou blog farão parte do papo. Com Marcelo Spalding e Paula Mastroberti. Data: 25 de abril, sexta-feira, das 19:30 às 20:30. Local: Instituto Fernando Pessoa - Rua Mariante, 356. ENTRADA FRANCA!

Grupo Rua dos Cataventos promove eventos em Montenegro

Com a participação dos escritores Pedro Stiehl, Carina Luft, Adriana Bandeira e Oscar Bessi Filho, o grupo montenegrino Rua dos Cataventos de Literatura e Arte promove debates, sarau, encontros e atividades diversas na semana mundial do livro. Do dia 18 ao dia 25 de abril, acontece o 2º Ciclo de Palestras junto às escolas da região. NO dia 19, um debate sobre a micronarrativa na Livraria Nobel, no centro da cidade. Dia 22, sarau com apresentações de música, poesia, miniconto e esquetes teatrais, no Restaurante Eskina Grill, às 20h, em Montenegro. A programação encerra no dia 23 com a Estação Livro, onde haverá roda de poesia e chimarrão ao ar livre e livros serão "perdidos" na Estação da Cultura de Montenegro, antiga terminal de trem recuperado para se tornar centro cultural da região. A programação também faz parte da grade da Semana Mundial do Livro da Câmara Rio-grandense do Livro.

Leituras inesquecíveis e indispensáveis com Joana Bosak, no StudioClio

Inicia nesta sexta-feira, dia 18 de abril, às 15h, Leituras inesquecíveis e indispensáveis, atividade ministrada pela profa. Dra. Joana Bosak no StudioClio. Este ciclo de leituras propõe aos participantes retomar a fruição de grandes obras da literatura universal, latino-americana e brasileira, conciliando leitura, discussão e cinema. O objetivo é apresentá-las em seus contextos histórico e autoral, mapeando o texto, suas características, discussões e imagens. No primeiro encontro, a doutora em Literatura Comparada, Joana Bosak, realiza a leitura e a discussão de O nome da rosa, de Umberto Eco, publicado em 1980, e apresenta a adaptação cinematográfica dirigida por Jean-Jacques Annaud em 1986. A atividade custa R$ 35,00 e seu pagamento pode ser efetuado no StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo, na rua José do Patrocínio, 698, na Cidade Baixa, ou pelo www.studioclio.com.br. Informações e reservas pelo (51) 3254-7200.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

EDIPUCRS lança "Olhares Sobre o Público e o Privado", de Cristiano Tutikian


Ecocaminhada na Chapada Diamantina


ECOCAMINHADA STB no Vale do Paty na Chapada DiamantinaSTB e Ecocaminhantes desvendam a Chapada Diamantina e suas trilhas no coração da Bahia.Imperdíveis 5 dias de ecocaminhada no intocado vale do Pati. Confira abaixo a viagem que acontece de 15 a 24 de agosto.Mais informações com Guilherme guilherme@ecocaminhantes.com.br ou (51) 8412-6221.


CAMINHADAS NO VALE DO PATI (CHAPADA DIAMANTINA)Esta ecocaminhada desvenda a Chapada Diamantina - região renomada no século XIX por seus diamantes e atualmente por suas trilhas em meio a uma natureza exuberante com inusitadas formações rochosas no coração da Bahia. O grande diferencial desta viagem são os 5 dias de caminhadas no intocado Vale do Pati - a terceira trilha mais famosa do mundo depois do caminho de Santiago de Compostela e da Trilha Inca.
15/08Sexta-FeiraSaída de Porto Alegre 18h10
16/08SábadoChegada Aeroporto de Salvador 1h40 da manhã e transfer de Salvador para Lençóis. Chegada aproximadamente 8h da manhã em Lençóis, check-in na Pousada do Alcino, café da manhã e saída para passeio. Visitaremos os arredores da cidade de Lençóis, passando pela Cachoeira da Primavera, Salão de Areias Coloridas (onde retiram areias coloridas para artesanatos com garrafinhas de areia), Poço Halley, Cachoeirinha, Serrano( onde o Rio Lençóis corre submerso em uma grande rocha, ora aflora em pequenas cachoeiras, ora deságua em poços para banho) e Mirante. Lanche durante o passeio. No final da tarde, saída para visita ao Morro do Pai Inácio para uma vista panorâmica e contemplação do entardecer. Pernoite Pousada do AlcinoJantar Livre (Não Incluso)
17/08Domingosaída as 9h pra Cachoeira da Fumaça e Cachoeira do Riachinho. Almoço (lanche) Pernoite no Vale do Capão apartamentos duplos e triplos Pousada Candombá.Jantar Livre (Não incluso)
18/08Segunda-FeiraInício do Trekking no Vale do PatiAlmoço (Lanche)Pernoite em Pousada Familiar com Jantar (Bebidas não inclusas)
19/08Terça-feiraTrekking a Cachoeira do Funil e do Lajedo. Caminhada no Morro do Castelo. Lá em cima, encontraremos uma gruta de quartzito e atravessaremos a montanha pela gruta, para descobrir uma paisagem fantástica.Almoço (Lanche)Pernoite em Pousada Familiar com Jantar (Bebidas não inclusas)
20/08Quarta-FeiraCaminhando pelo Vale do Patí até próximo ao Vale do Cachoeirão.Almoço (Lanche)Pernoite em Pousada Familiar com Jantar (Bebidas não inclusas)
21/08Quinta-feiraDia inteiro dedicado ao Cachoeirão. Caminhada pelas pedras gigantes do leito do rio e, depois de banhos revigorantes, chegaremos aos pés da cachoeira de mais de 200m de altura com parada para lanche.Almoço (Lanche)Pernoite em Pousada Familiar com Jantar (Bebidas não inclusas)
22/08Sexta-feiraÚltimo dia do trekking pelo Vale do Patí. Chegada em Andaraí por volta de meio dia, visita ao Poço Azul, um dos espetáculos da natureza perdidos no sertão baiano. Almoço no localApós o almoço seguiremos em direção a Lençóis. Pernoite em LençoisPernoite Pousada do AlcinoJantar Livre (Não incluso)
23/08SábadoDia livre22h transfer para Salvador
24/08Domingo7h20 Salvador - Porto Alegre
Valores: - Terrestre: R$ 1.487,00 (6X R$. 248,00 – Março/Abril/Maio/Junho/Julho/Agosto)* - Aéreo: apartir de R$ 1.234,00 + Taxas **
Incluso: - Bilhete aéreo Porto Alegre - Salvador - Porto Alegre; - Transfer Salvador-Lençois-Salvador; - Hospedagens em Lençóis (Pousada Alcino Hostalage) - apartamentos duplos e triplos; - Hospedagem Vale do Capão (Pousada Candombá) - apartamentos duplos e triplos; - Hospedagens no Vale do Pati (Pousadas Familiares) - Quartos triplos e quádruplos; - Pensão completa no Vale do Pati (café da manhã, almoço/lanche, jantar); - Passeios com guias.* Valor para um grupo mínimo de 12 pessoas** Valor sujeito a alterações
Não Incluso: - Seguro Saúde - passeios opcionais e refeições não descritas no roteiro; - taxas de emissão e de embarque aéreas; - despesas pessoais.
Mais informações (51) 8412-6221 / 9733-1543contato@ecocaminhantes.com.brOu nas Unidade STB (51) 4001.3000Vagas limitadas.

Lançamento O CAMINHO DO PINTOR, de Celso Gutfreind - Editora Projeto


domingo, 6 de abril de 2008

VOCAL SEM BATUTA


SHOW PARA TODOS - VOCAL SEM BATUTA ( de Caxias do Sul )
SESC da Alberto Bins - Porto Alegre
Dia 10 de abril ( quinta-feira ) às 20h30min

Araci Esteves nas SEGUNDAS DRAMÁTICAS


Dia 07 de abril, às 18 horas, na Sala Alziro Azevedo - Av. Salgado Filho, 340 - Araci Esteves estará presente nas SEGUNDAS DRAMÁTICAS. Bacharel em Arte Dramática, Araci integrou a Companhia de Comédias, com Dercy Gonçalves, excursionando pela Europa como atriz convidada. Atua há mais de quarenta anos nos palcos gaúchos recebendo diversos Prêmios Açorianos por seu trabalho. No cinema, pode ser vista em Anahy de Lãs Missiones, na novela Esperança da rede Globo e na série “A Casa das 7 Mulheres” entre outros trabalhos. Recebeu os prêmios de melhor atriz no Festival de Trieste (Itália) e melhor atriz pela APTC de Cinema Gaúcho. SEGUNDAS DRAMÁTICAS são encontros, leituras, debates, eventos. Em 2008, acontecem toda a semana, às 18 horas. ENTRADA FRANCA. Promoção Instituto de Artes/UFRGS - 100 Anos. No dia 14 de abril, haverá Leitura Dramática do texto SENHOR FELICIDADE, de David Mamet,com Direção de LEÔNIDAS RUBENICH.

Hoje é o aniversário de Luís de Miranda


CÉU e cultura em geral na BandNews Porto Alegre


Ela é considerada pela crítica como a maior revelação da nova Música Popular Brasileira. Ela é Maria do Céu Whitaker Poças, a CÉU, e vai estar no BandNews Porto Alegre deste sábado falando sobre a carreira, os projetos e o show que faz semana que vem na capital gaúcha.
E você confere também: sem sede própria, a OSPA lança a programação para 2008. Começa em Porto Alegre o Festival que mostra a Cidade do ponto de vista do Cinema. A estréia do novo espetáculo de rua da Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais. O lançamento do novo livro de Hermes Bernardi Junior marca seus 10 anos de carreira. E no mês em que é comemorado o Dia Internacional do Livro, a gente dá a largada numa série de reportagens especiais sobre livros e leitores.
O BandNews Porto Alegre Edição de Sábado vai ao ar às 9 horas da manhã na Rádio BandNews FM 99,3. Apresentação de Lúcia Mattos.

Abril de Minicontos na CASA VERDE



No dia 04 de abril, das 19:30 às 20:30, acontece o Sarau Casa Verde de Minicontos. Com Laís Chaffe, Marcelo Spalding e a turma da Casa Verde. Os presentes podem levar seus mínis. É no Instituto Fernando Pessoa - Rua Mariante, 356. Entrada franca. Já nos dias 23, 24 e 25, das 09:00 às 11:30, também no Instituto Fernando Pessoa, ocorre a Minioficina de Minicontos, com técnicas e exercícios para escrever ou aprimorar seus mínis. Com Laís Chaffe. Investimento: R$ 50,00. Inscrições pelo http://www.casaverde.art.br/ .

Sarau promove encontro entre contadores de histórias


Com a coordenação do ator, diretor de teatro e contador de histórias Paulo Bocca, o encontro tem objetivo de reunir contadores de histórias para trocar idéias, experiências e apresentar histórias. O coordenador apresentará um painel sobre Literatura Infantil e Juvenil contemporânea. Os contadores de histórias apresentarão uma poesia, conto, crônica ou história (duração máxima de 10 min). A programação acontece no dia 25 de abril, das 18h30min às 21h, na Ludoteca da Biblioteca Lucilia Minssen, com entrada franca. Inscrições para contadores de história 3225.7089 ou ablumi@terra.com.br ou pelo site da CCMQ - http://www.ccmq.rs.gov.br/