quinta-feira, 24 de abril de 2008

Duas Vozes - música e literatura:

Com o objetivo de divulgar e debater a produção musical e literária brasileira contemporânea, a livraria Nova Roma, em parceria com o jornal Vaia, promove, mensalmente, o encontro de dois artistas (um músico/compositor e um escritor) para conversa, leituras de textos literários e pocket show.O programa cultural Duas vozes – música e literatura - pretende criar um espaço eclético para discussão de idéias, de todos os gêneros, grupos sociais e artísticos, tendo como linguagens a música e a literatura, além de tornar possível discutir e informar, colocando o público em contato direto com os artistas convidados para uma conversa descontraída e informal. O evento tem duração de aproximadamente uma hora e meia e está dividido em três etapas: comentários sobre a obra dos convidados e breve entrevista; leituras e comentários dos artistas sobre seus trabalhos e participação do público e pocket show com o músico/compositor convidado. No primeiro encontro (ocorrido em 29/09/2007) participaram o poeta e jornalista Nei Duclós e o escritor, compositor e músico Claudio Levitan. Na segunda edição (27/10/2007) os convidados foram a cantora e compositora Monica Tomasi e o escritor e jornalista Luiz Horácio. Em dezembro (no dia 01/12) participaram do evento o músico e compositor Nelson Coelho de Castro e o escritor Luis Augusto Fischer. E a quarta edição (ocorrida em 15/12) contou com a participação do violonista e compositor Felipe Azevedo e do poeta Marco de Menezes. No próximo dia 26 de abril, sábado, às 18h30, a Livraria Nova Roma abre suas portas para a 5ª edição do projeto e receberá a cantora e compositora Karine Cunha e o escritor e letrista Sergio Napp. Embora a parceria de Sérgio Napp com Karine Cunha seja recente, a produção da dupla já soma mais de dez canções, sendo que "Carretéis", poema de Napp musicado por Karine, está gravado no CD Epahei da cantora e compositora, lançado em 2007 e indicado em quatro categorias ao Prêmio Açorianos de Música deste ano. As demais parcerias da dupla serão apresentadas ao público pela primeira vez neste encontro. A entrada é grátis. Lvraria Nova Roma rua Gen.Câmara, 394 (telefone 30134535).

Karine Cunha, formada em Música pela UFRGS, atua como intérprete, compositora, instrumentista e educadora desde 1997. Lançou seu primeiro CD independente, Fluida, em 2005, com o qual conquistou o Prêmio Açorianos de Melhor Intérprete de MPB. Foi integrante do Vocal D'Quina Pra Lua, cujo espetáculo, Maria Vai Com as Outras foi agraciado com o Prêmios Açorianos na categoria Revelação/MPB (2001) e Melhor Grupo/MPB (2002). Com o show Fluída, participou de diversos eventos no RS e outros estados brasileiros como SP, RJ, PR, SC, MT, PB, PE e CE. Em 2007 lançou o CD Epahei e por este trabalho foi indicada nas categorias Melhor Compositora MPB, Melhor Intérprete MPB, Projeto Gráfico e Melhor Instrumentista MPB (Vinícius Prates).

Sergio Napp, nascido em Giruá/RS em 03.07.39, é engenheiro civil, escritor e letrista. Premiado em festivais de música no Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, tem mais de cem trabalhos gravados por artistas locais, nacionais e internacionais, sendo autor de um dos clássicos do regionalismo gaúcho, Desgarrados, em parceria com Mário Bárbara. Foi Diretor da Casa de Cultura Mario Quintana entre 1987/1991, 1997/1998 e 2003/2007, tendo coordenado a equipe responsável pela reciclagem do Majestic Hotel em Casa de Cultura Mario Quintana. Premiado em diversos concursos literários (Porto Alegre/RS, com Lua pequena/poesia; Pelotas/RS, com Fábio/conto; Uberaba/MG, com Gilian/conto; e Toledo/PR, com José/conto), possui cincos títulos editados pela Editora Tchê! : Quintais da madrugada (poesia), Para voar na boca da noite (contos), A construção da casa (poesia), Jogo de circunstâncias (novela) e Pássaro dos dias de verão (novela). Três títulos pela WS Editor: Estranhos sentimentos (contos), A gangue dos livros (infanto-juvenil) e Passarinhar-se (infantil); um pelo IEL, memória das águas (poesia), um pela Editora Saraiva, delicadezas do espanto (poesia infanto-juvenil) e, o mais recente, pela Travessa dos Editores, caixa de guardados (poesia). Publicado na Bacchanales no. 40/Revue de La Maison de la Poesie Rhône-Alpes/2006. Com delicadezas do espanto participou da 42ª. Feira do Livro Infantil de Bolonha/Itália. Patrono da 20º. Feira do Livro de Bento Gonçalves/RS (2005). 1º. Troféu Palavra Viva, homenagem do SINTRAJUFE ao autor (2006). e-mail: sergionapp@terra.com.br site: www.sergionapp.com

Nenhum comentário: